5S - você conhece?


Meu primeiro contato com o 5S ocorreu há mais ou menos 8 anos. Até aquele momento eu não imaginava que existisse uma técnica de organização tão simples, interessante e eficiente. Me identifiquei rapidamente com esse sistema que tem muito a ver com a simplicidade e com a não acumulação de objetos desnecessários. Embora de maneira mais amena, o 5S faz parte da minha vida desde então.

Uma pena que no meu local de trabalho ninguém se interessou. Por isso, logo o 5S foi esquecido por lá.


mesa-baguncada


O que é o 5S?

O 5S é uma técnica japonesa criada na década de 50 e está relacionado à área de Qualidade Total das empresas. Com pequenas adaptações pode ser utilizado de forma muito eficiente também na vida pessoal, na organização de casa. É essa segunda utilização que será o objetivo desse post.

5S na realidade são 5 passos, 5 estratégias utilizadas para tornar o ambiente mais organizado e harmônico. São eles: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke.


Realidades opostas

Imagine duas casas.

A primeira está pintada, bem conservada, limpa e com todos os objetos em seus devidos lugares.

A segunda tem paredes sujas, pisos quebrados, objetos empilhados e um certo exagero de coisas desnecessárias ou quebradas espalhadas pelos cantos.

Em qual das duas casas você se sentiria melhor?

Faz parte de nós e parece até estar escrito em nosso DNA que um ambiente limpo e organizado proporciona bem-estar, alegria, disposição, clareza mental, confiança, etc. E com todos esses atributos positivos, a saúde física acaba melhorando também, pois sentimentos bons são essenciais para que ocorra a liberação de hormônios benéficos na corrente sanguínea, como endorfina, oxitocina, serotonina e dopamina. Tais hormônios por sua vez são importantes para o fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, é necessário prestarmos mais atenção e estarmos mais conscientes em relação a organização do local onde vivemos, pois muitas vezes somos nós mesmos que mais nos prejudicamos.

Algo importante a destacar é: precisamos sempre manter o ambiente limpo e organizado pensando em nosso próprio bem estar. As visitas também merecem ser recebidas em um ambiente agradável, porém sair correndo para camuflar a desordem quando alguém está chegando não é uma atitude muito honesta ou coerente.

Abaixo inicio a descrição de cada um dos itens do 5S. Espero que, de alguma forma, eles sejam úteis à você.


1º S: Seiri - Senso de Utilização

A primeira etapa começa com um grande desafio: separar as coisas necessárias das desnecessárias. Acredito que isso precisa ser feito de forma bem racional, pois se fôssemos ficar só com o que é realmente necessário, acredito que para a maioria de nós, o resultado seria em torno de 1/3 ou até menos da quantidade atual.

Todos nós possuímos objetos com algum significado especial ou objetos dos quais não gostaríamos de nos desfazer, como coleções, jogos, livros, louças, enfeites, roupas, etc. Alguns deles podem não ter utilidade alguma, mas como fazem muito bem para o nosso lado emocional, não acredito ser uma boa ideia tirá-los de nossa vida, pois a possibilidade de arrependimento pode ser grande.

Após a devida separação, o que você decidir descartar poderá ser vendido, doado ou leiloado. Se estiver em mau estado, talvez o destino mais correto seja o lixo.


2º S: Seiton - Senso de Organização

Após separar o que será mantido, chegou o momento da organização. 

Defina os locais para cada objeto, sendo que os mais utilizados no momento são alocados em lugares de acesso mais fácil.

É impossível deixar todas as roupas, copos, livros ou sapatos na frente. Por isso, escolha os que sabe que realmente serão mais utilizados e faça um revezamento entre eles.

No caso de livros ou jogos, eu costumo deixar de fácil acesso somente os que estou utilizando no momento - quase sempre 2 jogos e 2 livros. O restante está guardado para utilização futura.

Apesar de ser também um grande desafio, não é agradável quando estamos em um ambiente no qual tudo está em seu devido lugar? Pense nisso.


3º S: Seiri - Senso de Zelo e Limpeza

Dependendo da quantidade de objetos, manter o ambiente limpo pode ser uma tarefa árdua. Mas a limpeza é essencial para que o bem-estar faça parte da vida.

Ao arrumar o guarda-roupas, eu costumo utilizar uma técnica que conheci há alguns anos: colocar todas as roupas em cima da cama e organizar tudo de uma vez só.

Essa estratégia tem um ponto muito positivo que é saber a quantidade de roupas que se possui - e que geralmente é bastante. Ao começar a organizar assim, fui percebendo que eu tinha muito mais roupas que precisava. E ainda tenho, mas hoje é bem mais fácil para mim doar peças de que não gosto ou não quero mais - atitude improvável na época em que eu arrumava por partes, pois não tinha a noção do todo.

Tentei fazer o mesmo com os livros, mas não cheguei a conclusão alguma, pois gosto da maior parte deles. Alguns foram vendidos ou doados - os que sei que eu não iria ler novamente. E por mais incrível que pareça, acabei me arrependendo por ter me desfeito de alguns, mesmo sabendo que a releitura seria muito improvável. A mente humana realmente é muito complexa...


4º S: Seiketsu - Senso de Saúde e Higiene


Esse item aborda questões de segurança no trabalho, porém no ambiente familiar há muitas coisas que poderiam ser evitadas, pois são passíveis de causar incidentes ou acidentes como instalações aparentes, pisos muito lisos, facas com cabos soltos, copos com bordas quebradas, etc.

Nem tudo pode ser modificado, mas quando for possível, a mudança é uma atitude muito positiva e sábia, pois minimiza a quantidade de riscos aos quais estamos diariamente expostos.


5º S: Shitsuke - Senso de Disciplina


Paciência, persistência, interesse, motivação - acredito que essas sejam qualidades essenciais para que a disciplina esteja presente na vida.

Após seguir com sucesso os passos anteriores, penso que nada mais natural do que querer manter o que foi conquistado. Além disso, assim como acontece no PDCA, de forma muito natural e até espontânea, começamos a buscar mais o aperfeiçoamento, que considero um dos objetivos mais nobres da vida. Talvez até de maneira inconsciente, procuramos ser hoje melhor do que fomos ontem. E amanhã, melhor do que somos hoje.


casa-limpa-e-organizada


Conclusão

Todos nós apreciamos estar em locais limpos e organizados. Isso aumenta nosso bem-estar, motivação, confiança, alegria e disposição. Em ambientes assim, nosso desempenho, nossa criatividade e a vontade de sermos melhores são muito mais intensos, relevantes e significativos do que em ambientes desorganizados que proporcionam desânimo e mente confusa e dispersa.

Diante de tudo isso, acredito que o 5S pode ser de grande utilidade na vida pessoal, pois nos ajuda na busca pelo essencial, pelo que realmente importa. Nos ajuda na compreensão de que possuir muitas coisas nem sempre é a escolha mais sábia.


E você, já conhecia o 5S? Se sim, conseguiu bons resultados?

Se não, o que achou dessa técnica?

Se quiser, deixe seus comentários abaixo!


Para finalizar, a partir de hoje as postagens não serão mais semanais (embora continuarão sempre às terças-feiras). Seguirei dessa forma ao menos por enquanto, pois estou terminando as modificações no novo template e adequando algumas técnicas de SEO ao blog.



Créditos das imagens: manbob86
OpenClipart-Vectors - Pixabay


5S - você conhece? 5S - você conhece? Reviewed by Simplicidade e Harmonia on setembro 17, 2019 Rating: 5

23 comentários:

  1. Muito Legal, nao conhecia, farei isso com toda certeza
    quem nao ama ambiente limpo e organizado?
    Ameii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexssandra,

      Há muito material disponível sobre o tema na internet, vale a pena procurar já que se interessou pelo tema.

      "quem não ama ambiente limpo e organizado?"
      Faço outra pergunta: quem está realmente disposto a deixar o ambiente assim? Para isso, penso que persistência e disciplina são fundamentais.

      Agradeço por sua visita e comentário, espero que esteja gostando do conteúdo do meu blog.:)

      Um bom final de semana!

      Excluir
  2. Oi Rosana! Eu tive um contato prematurao com o 5S no meu primeiro emprego no Banco do Brasil em 1992 ou 1993. Eles imprimiram revistinhas com a turma da Mônica mostrando como funcionam as 5 etapas.

    No começo todos, afoitos! Depois de uns meses o pessoal foi largando rsrs... Acho que a falta persistência é um mal tanto desse século como do passado rsrs..

    Mas sempre considerei as ideias muito boas e ele é um dos pilares de outros processos que vieram depois, como
    o Lean Manufacturing e TPM.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      As revistinhas da Turma da Mônica devem ter sido muito boas para o aprendizado do 5S, pois dessa forma não fica algo desinteressante. Uma pena que após algum tempo, no seu local de trabalho também não houve a persistência necessária para o sucesso do programa...

      Um bom final de semana!

      Excluir
  3. Oi Rosana, bom fim de noite amiga.
    Participei do 5s da empresa COELBA e muda muita coisa mesmo na área de trabalho, pois nos ensina a desfazer de muitas tralhas do vicio do apego e como era de uma área técnica, percebeu-se uma higienização das áreas das oficinas por todo estado da Bahia. Mas também percebemos no SEIRI muitas coisas descartadas, que fariam e fizeram faltas mais à frente, penso que o SEIRI é o que deve ser bem gerenciado.
    Um belo programa de origem japonesa.
    Boa partilha amiga e podemos aplicar em nossas casas/garage e escritórios.
    Meu carinhoso abraço.
    Feliz esteja a semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho,

      Seu relato ilustra bem que o 5S precisa ser colocado em prática com um certo cuidado para não descartamos o que mais para frente poderá fazer falta.

      O vício do apego - interessante o termo que usou. Você disse muito em poucas palavras.

      Um bom final de semana,

      Excluir
  4. Olá Rosana!
    Nunca tinha ouvido falar!
    Muito interessante!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna,
      Bom saber que gostou. :)
      Procure mais na internet sobre o tema, há muita coisa disponível. Vale muito a pena.
      Um bom final de semana!

      Excluir
  5. Olá Rosana
    Já tinha ouvido falar dos 5S. Ótimas dicas, como é importante desapegar das coisas e fazer doações. Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinalva,

      Desapegar: algo muito necessário nos dias atuais, quando o excesso tornou-se tão comum.

      Um bom final de semana!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Bom saber que gostou do meu post. :)
      Desejo um bom final de semana à você também.

      Excluir
  7. Boa tarde de paz de Primavera, quarida amiga Rosana!
    Adoro casa toda organizada e só não a tenho assim se for por motivo de força maior... para ser posta em uso comum com filhos ou similares... mas, antes da chegada, está tudo em seu lugar.
    Estou me devencilhando de tralhas que nunca terão uso... me faz bem à alma, me sinto leve e mais fresca na mente.
    Sempre a mantenho arrumadinha, conservo o que a moça faz para me ajudar.
    Muito bom artigo, como sempre.
    Tenha uma abençoada Primavera!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia,

      "Estou me devencilhando de tralhas que nunca terão uso... me faz bem à alma, me sinto leve e mais fresca na mente."
      É nesses momentos a gente percebe o quanto de coisas desnecessárias possuímos. E como você disse: esse tipo de atitude faz muito bem, dá uma grande sensação de leveza.

      Bom saber que gostou do meu post. :)

      Excluir
  8. Qualquer técnica usada para o aperfeiçoamento pessoal são
    sempre bem vindas. Mas tbm não dá para se apegar muito a certos padrões,
    pois com o tempo e vivências os olhares acabam se modificando e o que era
    ontem já não é hoje. Uns se livram de coisas e atitudes outros querem; de
    tudo e cada vez mais.
    Boa entrada de mês de outubro. Nossa! e já passou o mês; o blog
    acasa está fazendo 6 aninhos k.
    Paz e Bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Casa Madeira,

      "Mas tbm não dá para se apegar muito a certos padrões"
      Penso como você. Por isso equilíbrio e reflexão são muito importantes para que as melhores decisões sejam tomadas, de acordo com os valores e objetivos pessoais.

      "pois com o tempo e vivências os olhares acabam se modificando e o que era ontem já não é hoje."
      A impermanência faz parte da vida. Precisamos de muita sabedoria para saber o que continua fazendo sentido para nós, de forma que a vida esteja mais no presente e não no passado.

      Parabéns pelos 6 anos do blog! :)

      Boa entrada de outubro para você também.

      Excluir
  9. Oi Rosana!

    Ótimo texto! Eu já tinha tido contato com a metodologia muito tempo atrás, e foi ótimo rever esses conceitos novamente agora.

    "Paciência, persistência, interesse, motivação - acredito que essas sejam qualidades essenciais para que a disciplina esteja presente na vida."

    Cada vez mais eu vejo a importância de cultivar a virtude da disciplina nos dias atuais.

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,

      Disciplina é algo realmente muito necessário nos dias atuais.

      Bom saber que gostou do meu post. :)

      Boa semana,

      Excluir
  10. Bem informativo o post! Já tinha escutado falar, mas não sabia o significado do tais "s". Fiz até um esqueminha pra deixar na parede e assim não esquecer.
    Um abraço!


    https://concurseirafire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. 5s é uma daquelas formulas quase perfeitas
    serve para tudo: negócios, organização, relacionamentos
    normalmente uso algumas das peguntas antes de comprar alguma coisa

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant,

      Lembro que você escreveu uma vez no seu outro blog sobre o 5S. Sem dúvida, essa técnica pode ser muito útil para vários setores da vida.

      Excluir



Tecnologia do Blogger.