O que o seu nickname diz sobre você?

Há algum tempo fiz um comentário em um post do AA40 no qual ele entrevistou o Will Fire que me respondeu o seguinte:
comentario-de-will-fire
Eu ainda não havia reparado, mas comecei a prestar atenção dos nicknames e/ou nomes dos blogs. Concluí que a resposta do Will Fire faz muito sentido!

Há alguns nomes bem enigmáticos, mas também percebi que em muitos casos há uma grande coerência entre as postagens e o nickname. E algo que é praticamente unânime: todos, absolutamente todos estão, ao seu modo, procurando melhorar a vida de alguma forma, sendo as áreas financeira, saúde, instrução e desenvolvimento pessoal as mais recorrentes. Isso é muito bom, pois são essenciais para uma vida significativa. Há também os blogs voltados à arte, fotografia e cultura que possuem nomes bonitos - muitos soam até poéticos.

Comparando com a construção de uma casa, os primeiros citados (finanças, instrução, etc) seriam a estrutura e os relacionados à arte seriam a pintura, a decoração e os detalhes que proporcionam um colorido alegre e singelo à vida. 

Minha intenção inicial era colocar os nomes dos blogs que acompanho com um breve comentário sobre cada um, mas dessa forma o post ficaria enorme! Por isso, convido você a ver a minha página de links e visitar os blogs com os quais mais se identificou com o nome, caso ainda não os conheça.

Acredito que você também irá perceber o quanto as palavras do Will Fire fazem sentido na maior parte deles.


Palavras têm poder

É sempre bom lembrar que as palavras possuem um poder enorme, mas que muitas vezes é subestimado.

Assim como um pensamento triste cria uma sequência com outros pensamentos tristes (vividos ou esperados), um pensamento alegre também cria uma sequência de pensamentos afins. Seguindo esse raciocínio, o quanto seu nickname está reforçando em você qualidades positivas ou negativas?

O quanto seu nickname está te ajudando a caminhar rumo ao seu objetivo ou em sentido oposto?


Meu exemplo

Eu sempre fui uma pessoa simples.

Lembro que há muito tempo uma amiga da minha mãe comentou que uma das minhas primas possuía muitas coisas, mas que eu era simples, que parecia não precisar de muito para viver. Essa foi um dos mais significativos elogios que já recebi. Além disso, ajudou a reforçar o traço da simplicidade em minha vida, que é algo que faz muito sentido para mim. Muito mesmo.

Uma observação a ser ressaltada: não que minha prima esteja errada, muito pelo contrário, pois não há um só caminho correto em casos assim. Cada pessoa tem sua própria visão e possui um estilo de vida com objetivos, afinidades e interesses pessoais únicos.

Embora eu ainda não tenha alcançado o nível de simplicidade que almejo, acredito que estar no caminho certo, mesmo com passos bem lentos.



Acredito também que a vida necessite de harmonia interna e externa. Assim como em uma sinfonia, nosso corpo precisa operar de forma harmônica para que a saúde esteja presente. 

E nós precisamos interagir também de forma harmônica com o meio em que vivemos para que a vida seja ao menos um pouco agradável. Escrever aqui tem me ajudado muito a caminhar rumo à simplicidade e harmonia que almejo para a minha vida.

E você?
O que acredita que seu nickname diz sobre a sua personalidade e objetivos?


Crédito da imagem: mohamed Hassan - Pixabay


Comentários

  1. Bom dia de paz, querida amiga Rosana!
    Muitissimo. Orvalho fo ceu veio a calhar para mim. E o significado do meu nome e desde pequena , e um convite a que eu me serene e orvalhe a toda gente. Como voce, ainda estou longe de ser sempre uma serena paz umedecida e regada de afeto, mas um dia Chego la com lapidacao que me vem do Alto.
    Muito obrigada por me lembrar do foco da minha vida.
    Tenha dias abencoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia,

      Bom saber que meu post foi tão útil à você, a ponto de fazê-la lembrar do foco da sua vida. :)
      Aos poucos a gente acaba encontrando nosso caminho, desde que estejamos interessados e sem nos deixarmos levar pelas distrações e ilusões do mundo.

      Boa semana!

      Excluir
  2. Tem total sentido, tenho buscado seguir a risca o meu nickname para melhor meus aportes, frugalidade e melhorar os resultados na busca da minha independência financeira. Estou "semeando" hoje para "colher" amanhã rsrs
    Excelente post.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semeador Financeiro,

      Semeadura e colheita: que todos sejamos sábios para tomarmos as melhores decisões, pois querendo ou não, tendo consciência ou não, em algum momento a colheita virá.
      Percebo que seu nickname tem tudo a ver com seus propósitos de vida. Parabéns!

      Bom saber que gostou do meu post. :)

      Excluir
  3. Excelente post, Rosana!

    Realmente, as palavras têm muito significado e poder, daí a importância de ter sempre em mente palavras positivas e que carreguem alegria e esperança.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,

      Você disse tudo. Com os "ingredientes" que citou, a vida será muito mais significativa.

      Bom saber que gostou do meu post. :)

      Excluir
  4. Ainda não tinha pensado nisso, muito interessante!

    Ser uma pessoa simples é uma grande qualidade.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dil,
      Bom saber que meu post foi de alguma forma útil à você. :)
      Um bom final de semana,

      Excluir
  5. Ser simples não é nada fácil amiga.
    Que o consegue por certo obteve um tesouro pois a leveza se liga à simplicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho,

      Seu comentário é muito inspirador!
      Farei pequenas alterações para postá-lo na sexta-feira dia 12/07 (com os devidos créditos).

      Abraços,


      Excluir
    2. Toninho,
      Devido a uma reestruturação que estou fazendo no blog, postarei sua frase no dia 13/08.
      Boa semana!

      Excluir
  6. é complexo ser simples em uma vida complexa
    meu nickname? diz o óbvio, sou escasso (raro)

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant,

      É um grande desafio, ainda mais no mundo contemporâneo que é tão complexo e complicado. Mas quando isso já faz parte da personalidade acredito que seja mais fácil. A propósito, gostei do seu post sobre low profile. Acho que tem tudo a ver com uma vida mais simples.

      Boa semana!

      Excluir
  7. Minha esposa me critica bastante pelo nome do blog (rsrs), pois acha que remete à algo ruim.
    Sei que os "acumuladores compulsivos" estão doentes... Mas eu criei o blog pensando em acumular patrimônio "compulsivamente" (de forma saudável, claro)... E isso tem tudo a ver comigo. Gostei do post, faz todo sentido pra mim. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stark,

      Vejo sua intenção como uma acumulação saudável de patrimônio, pois a acumulação de forma geral é algo bem negativo mesmo. Por isso, entendo o nome que escolheu para o blog como algo bem original. E que nos faz pensar.
      Bom saber que gostou do meu post. :)

      Boa semana,

      Excluir
  8. Você está coberta de razão, eu de fato pareço um mendigo! Hahaha

    Vai ser irônico o fato de eu ter um grande património e ainda assim me considerar um mendigo.

    Acho admirável o fato dos mendigos conseguirem levar a vida de forma simples, sem precisar de nada ou quase nada. Mesmo que alguns deles sejam completos miseraveis ou "parasitas sociais" aos olhos da maior parte da sociedade, tenho alguma admiração por eles



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro Mendigo,

      Interessante o seu comentário. Você parece ser uma pessoa que consegue viver a frugalidade de forma mais intensa. Uma vida mais simples, com poucas coisas - muita relação com o minimalismo, embora no caso dos mendigos seja uma situação na qual muitos deles não gostariam de estar.

      Agradeço por sua visita, espero que goste do conteúdo do meu blog. :)

      Um bom final de semana,

      Excluir
  9. Oi Rosana, achei muito legal o post, mas os comentários também. Também nunca tinha pensado nisso, mas faz sentido mesmo. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Adorei saber sobre o que a levou a escolher o seu nick name...
    No meu caso... escolhi o meu próprio nome... para me obrigar a pensar muito bem, sobre o que penso e digo... e a me responsabilizar por isso!...
    E acho que é a falta disso, que leva a tanto radicalismo, em matéria de redes sociais... as pessoas arrasam-se umas às outras, nelas, porque por vezes, se escondem atrás de um nome... que por vezes, até nem as representa de todo...
    Como o mundo das redes sociais seria bem diferente... se as pessoas assumissem de facto o que dizem... já no mundo dos blogues... o contacto é bem mais pessoal, intimista, e a abordagem é totalmente diferente... mas as redes sociais... são selva pura, pelo que me tenho apercebido... em que as pessoas, simplesmente dizem o pior umas das outras, escondendo-se atrás de uma sigla... esse é o outro lado dos nicks name, que me assusta... e o outro lado das redes sociais... que ainda não me seduziram quase nada... também por falta de tempo...
    Mais um post fantástico, por aqui, sobre um tema bem actual e pertinente!
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      Interessante a sua escolha do nickname: algo bem pessoal e realista. E como você disse, acaba te levando a mais responsabilidade e consciência em relação a essa questão.

      O radicalismo nas redes sociais é tão presente e frequente quanto a superficialidade que geralmente reina nesses locais. Há coisas boas também, mas temos que filtrar muito, pois senão acabamos perdendo muito tempo nesse mar de ilusões. E no final, ainda ficamos mais frustrados do que felizes...

      Bom saber que gostou do meu post. :)

      Boa semana!

      Excluir

Postar um comentário


© 2019 Simplicidade e Harmonia - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total desta obra e permitida a reprodução parcial desde que citada a fonte.