Extrovertidos e introvertidos - parte 2


O post Extrovertidos e Introvertidos recebeu muitos comentários. Por isso, resolvi fazer o segundo post. Dessa vez, mais focado em imagens.

Antes das imagens, gostaria de indicar um site para quem quiser saber mais sobre o assunto: Introvertidamente. Recomendo a visita, pois há vários artigos esclarecedores para quem se interessar pelo assunto.

"Será que os extrovertidos também sofrem assim?" Esse questionamento do Investidor Solitário no primeira parte me fez pensar sobre isso.

Não há quase nada na internet sobre o assunto, enquanto sobre os introvertidos há muito material disponível. O pouco que encontrei foi no site Vitamina, que pelo que entendi é uma empresa de coaching. Para mim fez bastante sentido o curto texto que li. Recomendo. Clique aqui para ler. 

Você já reparou que pessoas muito extrovertidas parece que não conseguem ficar quietas? Ou estão falando. Ou cantando. Ou assobiando. Ou pensando alto. 

Se isso é errado? Não! 

Faz parte da personalidade e se a pessoa se sente bem assim, ótimo. 

Mas e se não se sente bem? E se acha que falou demais ou falou o que não deveria ter dito? 

Ou quando a pessoa não está em um dia muito bom e todos perguntam o que aconteceu, por que está tão calada, se não está bem, etc. São situações desagradáveis e é provável que causem algum tipo de sofrimento.  Mas isso só um extrovertido poderia confirmar. 

Se você for um deles - e se sentir confortável para isso - deixe seu comentário abaixo para iluminar um pouco mais a questão. 


A questão da felicidade

De forma não muito clara aprendemos que pessoas sorridentes e extrovertidas é que são realmente felizes, mas será que esse padrão de felicidade atual é válido para todos? 

Não, pois cada um tem necessidades específicas de socialização. Há quem goste de estar e de conversar com pessoas e há quem prefira ficar sozinho, lendo um livro, pensando, vendo um filme ou jogando videogame. 

Além disso, será que ser feliz como um extrovertido é seria realmente um dos grandes objetivos dos introvertidos?

Acredito que não. 

Penso que a felicidade do introvertido é mais amena, mais no sentido do bem-estar e tranquilidade. 

Segundo Maria Clara Whitaker, também do site Vitamina, nas Américas o extrovertido é visto como divertido e feliz, mas em outras partes do mundo o introvertido é mais admirado, sendo compreendido como uma pessoa sábia.


Vantagens e desvantagens

A pequena lista abaixo fez muito sentido para mim.


lista-de-vantagens-e-desvantagens-dos-introvertidos-e-extrovertidos
Se necessário, clique na imagem acima para ampliá-la.


Gostaria de compartilhar também um trecho do artigo Se tornar extrovertido pode fazer um introvertido mais feliz? do site Introvertidamente.

"Tornar-se mais extrovertido pode beneficiar a felicidade das pessoas ao longo de um amplo espectro do traço de personalidade da extroversão, mas apenas até certo ponto. 

Realização verdadeira pode vir de ser capaz de seguir suas inclinações naturais, com sugestões ocasionais para ser mais extrovertido servindo como estímulos temporários de humor. 

Se você é introvertido, pode tentar promover a elevação do seu nível de energia em uma situação social, conforme necessário, mas, quando terminar, aquele seu “nicho restaurador” pode ser o melhor lugar para permanecer."


Um teste rápido

No site há também um teste para saber se você é extrovertido ou introvertido
Teste: você é introvertido ou extrovertido?

Compartilho abaixo o meu resultado:
"Muitíssimo introvertido. 

Em resultado disso, é extremamente importante que compreenda qual a melhor forma de manter a sua energia a fluir e o modo como o seu cérebro processa a informação. 

Você relaciona-se com a vida através das ideias, impressões, esperanças e valores. Não se encontra à mercê do seu ambiente externo."


As imagens, finalmente!

Mas antes eu gostaria de ressaltar de novo: não há certo ou errado entre ser introvertido ou extrovertido. Ambos são muito importantes para que a sociedade funcione de forma minimamente satisfatória.

Depois de um dia de socialização, um extrovertido se sente energizado, enquanto um introvertido se sente exausto.













Deixei por último a que para mim é a melhor imagem.
E você? Com qual imagem mais se identificou?


Fontes das imagens:
Vitamina - Introvertidos x Extrovertidos: Quem Leva a Melhor?
Introvertidamente - 11 Desenhos que mostram perfeitamente como os introvertidos e extrovertidos vêem o mundo

Comentários

  1. Gostei de ler e ver... Eu, mesmo sem teste, sei que sou introvertida e bicho do mato. Muito tímida, aliás, cada vez mais fechada e sinto que falta pouco pra me fechar no meu casulo,rs...beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica,

      Bom saber que gostou do meu post. :)
      Penso que pessoas introvertidas se adequam muito bem a internet, exatamente pela socialização ser mais amena e não tão intensa.
      Sobre o casulo, entendo exatamente o que quer dizer. Acho que introvertidos sentem mais necessidade de solitudepara se sentirem bem.

      Boa semana!

      Excluir
  2. Essa questão de introversão e extroversão é bem mais complexa do que pode parecer num primeiro momento.
    Na minha opinião ser introvertido em alguns países, prinicpalmente da Europa ou Oriente pode até não ser ruim, porque em muitas sociedades o contato humano é naturalmente mais limitado e menos cobrado.
    Porém no Brasil, para muitos introversão é um defeito.
    Sou introvertido, não tenho problemas em me comunicar com as pessoas, porém não tenho nem nunca tive muita paciência para conviver com a casa cheia de gente, nnunca fui baladeiro/festeiro, nunca fui muito "político" no trato com os outros, tanto que não gosto de ficar fazendo média com as pessoas, o que no ambiente de trabalho ou mesmo em família pode ser ruim (dependento do ponto de vista).
    Mais recentemente as redes sociais deram vazão a vaidade, egocentrismo e ostentação. Mais um ambiente para o introvertido se sentir excluído, vai falar para algumas pessoas que você não tem perfil em rede social, tem gente que vai te achar um ET.

    Penso que ser introvertido pode ser um peso ou não dependendo de uma série de fatores, fatores nossos e que nos rodeiam. Depende da nossa estrutura familiar, no caso do trabalho, do ambiente de trabalho e perfil dos colegas entre tantas outras coisas.
    Mas como em praticamente tudo na vida há vantagens e desvantagens, o pricinpal lado positivo para mim é se desobrigar a seguir modismos, não frequentar lugares que não me interessam e fazer socialização "forçada".
    Por outro lado as pessoas que se identificam conosco e abertamente falam isso são poucas.
    O ser humano recebe forte influência do meio em que vive e se o "bom" é ser extrovertido, mesmo os introvertidos tendem a querer mascara sua verdadeira personalidade, criticando até mesmo outros introvertidos.
    Ser humano é fogo...

    Por fim penso que a introversão feminina é tratada de forma mais amena que a masculina. A maioria das mulheres introvertidas não valorizam homens introvertidos, essa é a minha impressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Ser introvertido no Brasil não é fácil mesmo, pois a cultura de extroversão é muito forte. Ao mesmo tempo, parece que a sociedade ainda não entendeu que introvertidos não sentem necessidade - e nem gostam - de tanta interação, pois isso acaba sendo até algo drenante de energia física e mental. Espero que algum dia isso mude, pois as sociedades necessitam de introvertidos e extrovertidos, pois cada grupo possui características importantes e específicas que o outro não possui.

      Sobre mulheres introvertidas preferirem homens extrovertidos, posso falar apenas por mim. Eu prefiro conviver com pessoas com mais tendência à introversão, em locais mais silenciosos. Do contrário, me sinto como na penúltima foto...

      Agradeço por seu comentário, agregou muito valor ao meu post. :)

      Boa semana,

      Excluir
  3. Boa tarde de paz, querid agai Rosana!
    Acredita que fiz o teste mesmo sabendo o que iria dar:
    "Muitíssimo introvertido. Em resultado disso, é extremamente importante que compreenda qual a melhor forma de manter a sua energia a fluir e o modo como o seu cérebro processa a informação. Você relaciona-se com a vida através das ideias, impressões, esperanças e valores. Não se encontra à mercê do seu ambiente externo."
    Adorei... tudo a ver comigo. A do realacionamento com a vida é per-feit-ta!
    Gostei muitíssimo da última imagem ela me representa muito apesar de não disspensar um só dia minha caminhada pela natureza. Ela me refaz... Não suporto vida noturna, só em caráter excepcional como diz o teste.
    Muito bom!
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia,

      Bom saber que também gostou da última imagem.

      Em relação a natureza, sou como você. Interessante notar que vida noturna ou estar rodeado de pessoas faz o efeito contrário para nós, não é?

      Espero que algum dia a sociedade perceba que introvertidos são tão importantes quanto os extrovertidos para que haja equilíbrio na vida cotidiana de todos.

      Imagine se houvessem apenas extrovertidos ou introvertidos no mundo? Acho que seria um caos...

      Boa semana,

      Excluir
  4. Olá Rosana,

    Bem legal a série de posts. Fui fazer o teste e deu "muitíssimo introvertido". Interessante que eu me acho os dois rsrs

    Mas realmente eu sou bem mais introvertido do que extrovertido. Prefiro o silencio, a solitude... E isso é bem o oposto da minha mulher. Ela não consegue ficar no silencio, sozinha...

    Quanto as imagens, me identifico com a moça com o laptop em volta dos animais rs. E também me identifico tocando violão entre amigos hehe

    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Inglês,

      Então talvez você esteja mais no meio dos dois tipos, o que deve ser muito melhor, pois é provável que consiga lidar bem com as situações cotidianas que são agradáveis a ambos. O que disse sobre as imagens ilustra bem isso.

      Sobre você preferir a solitude e a sua esposa não, interessante vocês conseguirem lidar tão bem com isso, já que são atitudes praticamente opostas. Parabéns!

      Boa semana,

      Excluir
  5. Sendo do signo Gémeos... tenho dias... pelo que ambas as formas de estar... me são muito familiares...
    É difícil dizer, com qual mais me identifico... :-)
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Que bom você conseguir lidar bem com ambas as formas de ser, pois provavelmente consiga transitar em todos os ambientes sem se sentir tão exausta.

      Excluir

Postar um comentário


© 2019 Simplicidade e Harmonia - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total desta obra e permitida a reprodução parcial desde que citada a fonte.