Como melhorar sua vida emocional


Há muito conteúdo na internet que tem a capacidade de proporcionar motivação, ânimo e bem-estar. Para mim, o vídeo abaixo possui essas características, além de ser bem descontraído e leve. Para várias pessoas pode até ser mais do mesmo, pois muito do que é apresentado é bem conhecido, mas ao mesmo tempo bem pouco praticado.

O questionamento inicial é sobre a felicidade como obrigação. Ninguém quer parecer triste, ninguém quer estar triste, mas poucos se lembram de que a tristeza é necessária para o crescimento pessoal. Entretanto, não é sábio que ela esteja presente mais do que o necessário. Por isso o pensamento predominante deve ser em coisas boas e agradáveis, direcionado para encontrar soluções e não para alimentar problemas, justificativas e vitimização.


O caminho mais percorrido

De forma inconsciente, o caminho trilhado pela mente em relação aos fatos e problemas cotidianos acaba sendo o mesmo, rumo à solução ou ao problema, pois as sinapses cerebrais mais percorridas continuarão sendo as mais utilizadas se nenhuma mudança for feita.


A importância do agora

Apesar de ser um pouco difícil de compreender, o único momento que realmente possuímos é o agora. E nesse exato momento em que lê esse post, creio que você está ao menos razoavelmente bem. Ou muito bem - o que espero.

Perceba que ao estar realmente atento e concentrado no momento presente, todos os pensamentos que se transformam em preocupações, tristezas, dores do passado ou medos do futuro aos poucos vão sumindo da mente. E de repente, sem que tenha percebido, você está realmente vivendo o momento presente.

Em um mundo tão agitado, exigente e estressante, eu considero essa uma das técnicas mais eficazes para tranquilizar e clarear a mente, sendo o primeiro passo a respiração consciente, que é abordada no vídeo.

Para encerrar o post, gostaria de deixar uma frase do vídeo que merece destaque.

"O mundo que você percebe é o mundo que existe para você".
Fernando Rochael

O vídeo abaixo está dividido em três partes de aproximadamente 20 minutos cada. Espero que de alguma forma, ele seja útil à você também.



Como melhorar sua vida emocional - parte 1:




Como melhorar sua vida emocional - parte 2:



Como melhorar sua vida emocional - final:




Comentários

  1. Meu roteiro:

    Bons livros
    Bons pensamentos
    Bons atos
    Bons hábitos
    Boa companhia
    Boa alimentação
    Boa moradia
    Boa organização
    Boa vida

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Muitos posam ser felizes e ter a vida perfeita em redes sociais, na vida real não é bem assim... hoje em dia está dificil o povo separar o virtual com o real !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso tenho diminuído cada vez mais minha presença nas redes sociais. Você se sente um pouco isolado no início, mas a médio-longo prazo os ganhos são enormes. Me sinto muito mais livre.

      Abraços,
      investidorsolitario.com.br

      Excluir
    2. Stifler Pobre,

      Separar o real do virtual está mesmo se tornando um desafio para muitos. Não é por acaso que a nomofobia está cada vez mais presente na sociedade moderna.

      Investidor Solitário,

      Tenho feito o mesmo que você. Notei que:
      1) Não sinto muita falta.
      2) Percebi que a quantidade de tempo perdido nas redes sociais é muito maior do que eu pensava.

      Excluir

Postar um comentário


© 2019 Simplicidade e Harmonia - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total desta obra e permitida a reprodução parcial desde que citada a fonte.