Boleto bancário ou cartão de crédito - qual é o mais seguro?


Acredito que pelo menos uma vez na vida você já ficou em dúvida sobre qual desses dois meios de pagamento utilizar em compras online, desde que o preço final fosse igual.

Eu sempre considerei o boleto mais seguro, principalmente por não precisar digitar o número do cartão e o código de segurança no teclado alfanumérico. Ainda não conheço lojas virtuais que possuam o teclado virtual para esse tipo de transação, o que proporcionaria mais segurança ao comprador.


pessoa-segurando-cartoes-de-credito

Por que o boleto não é seguro

Segundo matéria no Jornal Metro de 24-11-2017, "os boletos bancários não oferecem nenhuma segurança. Caso você tenha qualquer problema com a loja, após ter pago um boleto, não existe regra para reembolso: você depende somente da boa vontade da loja. Além disso, caso seu computador esteja infectado por um vírus e o boleto seja redirecionado, fica difícil determinar que a fraude ocorreu, pois o boleto pode levar até dois dias úteis para ser compensado."

Mas de acordo com a mesma fonte, não é só isso... "Bancos e instituições financeiras não costumam se responsabilizar no caso de pagamento de títulos, sejam eles fraudulentos ou direcionados a constas de laranjas."

Além disso, o número de casos de fraudes em boletos cresceu muito nos últimos anos. Atualmente existem malwares que identificam os boletos visualizados e alteram o código sem que o usuário perceba. E depois de pago, é praticamente impossível conseguir o estorno.


Um exemplo

Em outubro de 2017 um colega comprou um televisor que custou aproximadamente R$ 500,00 a menos do que em grandes lojas de varejo. Pagou através de boleto bancário.

O fato da loja trabalhar com o Pag Seguro foi um dos fatores decisivos para a concretização da compra.

O problema é que a encomenda nunca foi recebida. E se os telefonemas iniciais eram atendidos, após um tempo, nem isso. Para piorar a situação, o Pag Seguro desconhecia a existência da loja. Ao verificar o site, notei vários erros grosseiros de ortografia, informações confusas e imagens de má qualidade em relação a certificações de segurança. 

Estorno? Após o pagamento de um boleto, isso é praticamente impossível.

Infelizmente meu colega fez uma compra em um site fraudulento. Além do prejuízo, os estelionatários agora possuem todos os seus dados pessoais. Essa é uma situação totalmente desagradável, pela qual muitas pessoas passam todos os dias.

Por isso é muito importante verificar a idoneidade do site, a quantidade de problemas resolvidos no Reclame Aqui, verificar se há o cadeado verde fechado informando que o site é seguro e  outras precauções semelhantes.


cadeado-verde-indicando-site-seguro-nos-navegadores-de-internet


Por que o cartão de crédito é mais seguro

Eu não sabia, mas é algo que vou reparar sempre, daqui em diante. Segundo a mesma fonte citada no início do post, "para oferecer o cartão de crédito como forma de pagamento, o empreendedor deve apresentar uma extensa documentação para a instituição financeira. Assim, o fato de esta forma de pagamento não estar disponível conta muito contra a loja".

"O contato do cartão de crédito protege o portador em pagamentos on-line. (...) No caso de uma loja de fachada ou na utilização indevida do cartão para compras fraudulentas, o cliente tem o direito de realizar o cancelamento daquela transação e solicitar o estorno." O mesmo não ocorre com os boletos.

Outra vantagem é a possibilidade de efetuar o pagamento somente após o fechamento da fatura, o que proporciona alguns dias a mais de rentabilidade em investimentos com liquidez diária. Mesmo com tantas vantagens, cautela nunca é demais. Antes de passar o cartão mesmo em estabelecimentos confiáveis, é importante verificar se há algo diferente na máquina, pois as fraudes e clones estão cada vez mais sutis e ocorrendo com mais frequência.


Conclusão

Na maioria das vezes eu optei pelo pagamento através de boleto bancário, mas chegou um momento no qual mudei minha atitude. Além de mais segurança, há também os programas de fidelidade - ainda não consegui resgatar nada, quem sabe no próximo ano tenha pontos necessários para isso. Mas para quem utiliza muito o cartão de crédito, os programas de fidelidade devem ser bem atrativos.

E você? Qual forma de pagamento prefere usar?

Espero que nenhum dos leitores do blog tenha passado por situação semelhante a do meu colega.



Obs: esse post é meramente informativo. A responsabilidade pela escolha de forma de pagamento é exclusivamente do leitor.

Créditos das imagens:
Cadeados verdes fechados em sites seguros: Logicspot.com
Cartões de crédito: Graphics Mouse - Free Digital Photos

Comentários

  1. Aqui usamos das duas formas, conforme o pagamento e local. Ambos são bons, por enquanto,rs...beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rejane,

      Bem lembrado: dependendo do local, há sempre uma forma de pagamento mais conveniente.

      Boa semana!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Rui,

      Esse cartão parece bem seguro. Bem que poderia ser disponibilizado em outros países também.

      Boa semana!

      Excluir
  3. Bom dia
    Gostei da informação. Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinalva,

      Bom saber que meu post foi útil à você. :)

      Boa semana!

      Excluir
  4. Olá, boa dica e orientação.
    Eu uso sempre os castões e já usei boleto em lojas conhecidas para aproveitar o desconto.
    Mas a criação do cartão único para compra, chamado de virtual é o ideal hoje, que algumas bandeiras oferecem.

    Meu abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho,

      Também costumo usar o boleto bancário quando há desconto para pagamento à vista, embora essa modalidade está sendo cada vez menos oferecida em grandes lojas pelo que percebi. Ainda não conheço o cartão virtual, mas pelo que disse, parece uma boa opção. Embora eu use muito pouco, vou procurar, pois uma opção a mais é sempre bem-vinda.

      Boa semana!

      Excluir
  5. Eu uso mais o cartão de crédito. Pela segurança e pelos programas. Ano que vem faço minha primeira viagem utilizando os pontos. Na verdade dá mais pontos comprar em parceiros que os pontos do próprio cartão. O negócio é focar na aérea que você deseja pontuar e fidelizar nela. Sempre cuidando para não aumentar os gastos para obter os pontos, o que acontece com a maioria das pessoas.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sequoia Investments,

      Os programas de fidelidade são bons mesmo, mas como você disse, é muito importante não gastarmos mais somente para conseguirmos mais pontos. Acredito que isso acabe não compensando.

      Boa semana!

      Excluir
  6. Olá Rosana!

    É verdade, cartão sempre foi mais seguro. Eu só uso boleto quando existe uma vantagem grande no pagamento à vista por esse modalidade. Porém, aí entra o essencial como você comentou: avaliar o site onde o boleto está sendo emitido. Se essa conferência for bem feita, é bem difícil dar algum xabu.

    Sem contar que controlar seus gastos pela fatura do cartão é muito melhor, né rsrs?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Eu também só uso boleto quando há alguma vantagem, senão prefiro o cartão. E sempre em sites confiáveis, pois há muitos sites fraudulentos que estão aí somente para tirar dinheiro e furtar dados das pessoas.

      Boa semana!

      Excluir
  7. Acho que boleto sistema mercado pago é mais seguro, mas acho que tudo depende da ausência de fraudes.

    Uso cartao. Boleto só se tiver desconto

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant Tales,

      Eu usava o boleto no Mercado Pago, mas há pouco tempo comecei a utilizar também o cartão. Achei mais prático pelo pagamento ser praticamente no momento da compra e a possibilidade de pagar efetivamente na fatura do próximo mês.
      Você disse que prefere o boleto nesse site. Por que? Tem relação com a segurança? É algo a pensar, já que o preço é o mesmo.

      Boa semana!

      Excluir
  8. Um post muitíssimo útil, mostrando os prós e contras de cada modalidade...
    Confesso que apenas uso o cartão de crédito...
    Finalmente passando por aqui, de novo... com algum atraso, pelo que peço desculpa... mas de momento, o tempo tem sido menos, do que o habitual, em virtude de andar na ronda habitual de consultas e exames de rotina, da minha mãe... que terminará esta semana... pelo que na próxima semana, já conseguirei passar por aqui, com maior disponibilidade, para apreciar o que se me escapou enquanto andei mais ausente...
    Beijinho! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      Bom saber que meu post foi útil à você.

      Espero que dê tudo certo nos exames de sua mãe!

      Boa semana,

      Excluir
  9. Sou da área de segurança da informação, e o que tem de golpe com boletos não tá no gibi, principalmente no norte/nordeste e pequenos negocios eles recebem por correio diversos tipo de boletos e por incrivel que pareça muita gente paga, quer um exemplo, golpistas conseguem dados dos veículos e mandam um boleto do IPVA... aqui em SP ao menos não se envia mais essa cartinha, mas nos outros estados ainda tem muito golpe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stifler Pobre,

      Gostei do seu comentário. Infelizmente as pessoas mais humildes acabam caindo nesses golpes, pois furto de dados no Brasil infelizmente é algo muito comum. E a situação de tais fraudes piora em locais com baixa escolaridade e informação. Bem que poderiam existir campanhas nas mídias de massa sobre esse tipo de golpe - assim muitas pessoas seriam beneficiadas.

      Boa semana!

      Excluir

Postar um comentário


© 2019 Simplicidade e Harmonia - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total desta obra e permitida a reprodução parcial desde que citada a fonte.