Medicina genômica


A medicina genômica é o que existe de mais avançado atualmente em relação as descobertas científicas na área de saúde.

Acredito que a medicina genômica e a neurociência vieram para desconstruir paradigmas equivocados, que muitas vezes mais prejudicam do que ajudam a humanidade.

Os tratamentos alopáticos tradicionais consertam um problema e criam outros devido a quantidade imensa de efeitos colaterais causados pelos medicamentos. Como disse o psiquiatra Flávio Gikovate, "o melhor é não ficar doente".

Ainda que a medicina genômica não esteja disponível para a maioria dos mortais, acredito que vale a pena conhecê-la.

Possuímos 20 mil genes em nosso DNA. Não que todos sejam utilizados, muito pelo contrário, mas em um certo momento da vida eles podem ser "acionados".

O câncer é um bom exemplo: é uma doença que tem se espalhado cada vez mais devido a muitos fatores, como alimentação de má qualidade, descanso inadequado, poluição, carga genética dos antepassados, etc.


dna


Você sabia?

Quando um gene é alterado, nada ocorre.
Quando dois genes são alterados, nada ocorre também.
Quando três genes são alterados, há o tumor benigno.
Quando quatro genes são alterados, há o tumor maligno.

Ou seja, a diferença entre um tumor benigno e um maligno é de apenas 1 gene entre 20 mil!

Abaixo, coloco dois vídeo do Dr. Jea Myung Yoo (médico e  especialista em genoma humano) sobre o assunto. São longos, mas vale a pena assisti-los.
Acredito que muito - não tudo - do que ele diz pode fazer uma grande diferença na vida de todos nós.






Veja 45:00 - alterações genéticas que ocasionam o câncer.


O Dr. Jea sempre diz que a cura do câncer é fácil. Em um local apropriado, com o mínimo de estresse e poluição, acrescido de descanso adequado, ar puro, água pura, muita alimentação natural e nada de alimentos industrializados, talvez isso seja realmente possível.

Vivemos na época da indústria da doença, por isso, mesmo em meio ao caos alimentar e do sedentarismo da sociedade moderna, podemos ter hábitos e um estilo de vida mais saudável e simples. Nossa saúde agradece.

Espero que gostem dos vídeos!


Comentários

  1. Hm nao acho que seja tao simples, apenas com alimentacao natural e coisas "puras", lembrando antigamente cura para tuberculose diziam ser simples apenas com alimentacao e "ar puro".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Considerando as alterações genéticas resultantes do estilo de vida atual e do uso de medicamentos cada vez mais potentes (que consertam uma doença e criam outras), concordo que a cura não seja tão simples assim.

      Como a tuberculose é causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch), tentar tratá-la sem antibióticos realmente não vai funcionar.

      No caso do câncer, são mutações genéticas de longo prazo, que infelizmente a medicina não está preparada para detectar em estágios realmente iniciais, quero dizer, alterações de 5, 10 células. Só conseguem quando um aglomerado significativo de células já se formou. Será quem em estágios muito iniciais mesmo, não seria possível reverter com hábitos saudáveis? - fica a questão...

      Boa semana!

      Excluir
    2. Anônimo,

      Gostaria de compartilhar um pensamento que acabei de ler.

      “O médico que cura quando a doença aparece é medíocre, aquele que o faz no início dos primeiros sintomas é aceitável, mas aquele que o faz antes que apareçam é excelente.”
      Nei-Jing

      Excluir
  2. Infelizmente... eu creio que a cura do cancer... deva ser algo simples... mas que não esteja ao algo de todos... ainda... porque as doenças... geram toda uma economia muito útil para muitos... médicos... industria farmacêutica... e por aí fora... as doenças... são um negócio... que apenas custa a vida do doente, por vezes... mas que alimentam todo um sistema económico, desta industria... se poucas doenças houvessem o que seria desta indústria? E talvez por isso... até se apurem novas doenças... Sida... ébola... muitos defendem que estas doenças se iniciaram com ensaios médicos... testados algures... e que saíram fora de controle...
    Um tema super interessante... e que daria pano para mangas... conforme dizemos por cá... sobre algo, que nos oferece imenso, sobre o que dizer...
    Depois de alguns atrasos... indo finalmente de férias... e passando então, por aqui, para me despedir!... E aproveitando para espreitar mais alguns posts...
    Um beijinho grande! E até breve!... Não havendo novidade, em Outubro, conto estar de volta...
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      Penso como você. Parece até que indústria farmacêutica e alimentícia andam de mãos dadas para alimentar o lucrativo sistema financeiro gerado pelas doenças. Não é à toa que a indústria farmacêutica é uma das mais lucrativas do mundo.

      Em relação ao câncer, excluindo-se a questão genética, também acho que a cura do câncer - e de diversas doenças - não é algo tão complicado - mas primeiro precisamos parar de nos intoxicar e destruir nossas células com a alimentação disponível atualmente!

      Além disso, nos moldes atuais, os medicamentos consertam uma parte e destroem outra, gerando um perverso círculo vicioso de doenças.

      Falta-nos conhecimento e sabedoria para a adoção de hábitos realmente saudáveis.

      Agradeço por seus comentários sempre tão gentis e ricos neste e nos outros posts.

      Boas férias!

      Excluir
  3. "O Dr. Jea sempre diz que a cura do câncer é fácil" - rindo aqui.

    continuo, como todo mundo, com a "loteria genética". ninguém sabe o que vai dar mesmo.

    fé em Deus e a cada dia basta o seu mal.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant Tales,

      A loteria genética é mesmo uma grande incógnita para todos nós...

      Basta a cada dia o seu próprio mal - você disse tudo.
      Por isso, acredito que precisamos fazer o nosso melhor todos os dias, para que o mal inerente ao mundo de pecado em que vivemos não seja amplificado em nossa vida por nossas próprias atitudes.

      Um bom final de semana!

      Excluir

Postar um comentário


© 2019 Simplicidade e Harmonia - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total desta obra e permitida a reprodução parcial desde que citada a fonte.