Qual tem sido a sua influência?


O tempo todo estamos influenciando e/ou sendo influenciados, mesmo não tendo consciência desse fato.


ondulacao-formada-por-gota-de-agua

Para ilustrar melhor a questão, imagine uma pedra sendo jogada em um lago. O que acontecerá?

Inevitavelmente surgirão ondulações – mais fortes a princípio, mas que chegarão suavemente até as margens se o lago for pequeno.

Agora, imagine várias pedras sendo jogadas em diferentes pontos do lago ao mesmo tempo. O que acontecerá? 

Uma verdadeira confusão! Poucos segundos depois que as pedras afundarem na água, já será bem difícil – ou até impossível - saber qual é o ponto de origem das ondulações.


A influência de um gesto ou de uma frase

Já aconteceu de você encontrar alguém e na hora se lembrar de algo que a pessoa fez ou disse, a ponto do fato tornar-se uma referência tão forte para você, que fato e pessoa se tornaram praticamente indissociáveis em sua mente?

Já aconteceu de alguém te falar algo que clareou sua mente de forma tão assertiva, tão intensa, que te deixou mais alegre e mais confiante em relação ao futuro ou a um problema específico?

Para o bem ou para o mal, nossas atitudes diárias podem influenciar pessoas que conhecemos e que não conhecemos, no momento presente e no futuro.

Assim como um raio formado pelas ondulações de uma pedra jogada em um lago é cada vez mais extenso, o raio de atuação de nossas atitudes também é, mas infelizmente não temos plena consciência desse fato e na maior parte do tempo subestimamos o alcance de nossas palavras e atos.


O poder de nossas palavras e atitudes

Você já se arrependeu de algo que falou, mas sabe que suas palavras nunca foram esquecidas por seu interlocutor?

Você já “explodiu” com alguém por um motivo banal, sendo que o motivo real nada tinha a ver com a pessoa que foi ofendida?

Que tipo de influência você acredita ter causado nas pessoas dos exemplos acima, caso esses fatos já tenham ocorrido com você? Boa ou ruim? Certa ou errada? Construtiva ou destrutiva? Que promove a paz ou a discórdia?

Considerando os exemplos que temos no cenário político brasileiro, repare no poder desastroso da influência negativa resultante da corrupção: desvio de verbas públicas, superfaturamento, privilégios em excesso, troca de favores, etc. Tudo sempre em maior escala e “contaminando” maior quantidade de pessoas.

Como será que os livros de História retratarão os fatos atuais, daqui a 50, 100 anos?

Será que os políticos brasileiros podem dizer que estão exercendo uma boa influência para a nossa e para as futuras gerações? E os políticos do passado, que já morreram, poderiam dizer que a influência deixada por eles foi positiva?



placas-indicativas-para-sentidos-opostos


A escolha

Querendo ou não, passamos muito – talvez a maior parte do tempo – interagindo com outras pessoas. Por isso, seria muito sábio de nossa parte, pensarmos sobre qual tipo de influência temos sido para os outros. E a que realmente queremos ser.

Há inúmeros exemplos positivos e negativos que são grandes fontes de aprendizado. Não somos perfeitos, muito pelo contrário, mas se fixarmos como objetivo ser uma influência positiva, nossa própria mente acabará focando-se mais nesse caminho, levando-nos a ter mais critério no falar e no agir.

Muitos de vocês também possuem um blog. Todos os que acompanho, sem exceção, procuram transmitir coisas boas na área de poesia, fotografia, finanças, estilo de vida, desenvolvimento pessoal, livros, jogos, experiências de vida, etc. Muitas postagens são inspiradoras, fazem uma grande diferença na vida de vários leitores, agregando conhecimento, ideias e motivação.


Conclusão

Nossas palavras e principalmente nossas atitudes mostram quem realmente somos. Em uma sociedade tão apressada e estressante, nada mais adequado do que sermos boas influências, pois o resultado positivo retornará à nós também de alguma forma. Além disso, a humanidade precisa diminuir a sua própria influência negativa, que está destruindo tudo e todos. É disso que precisamos!


Créditos das imagens: Pixabay


Qual tem sido a sua influência? Qual tem sido a sua influência? Reviewed by Simplicidade e Harmonia on julho 17, 2018 Rating: 5

16 comentários:

  1. Bom dia!
    Belíssimo!
    Blog é para transmitir paz e alegria seja em que nível for e do bem, claro!
    Noticiários já derramam sangue e desordens diversas...
    Precisamos sim emanar a bondade, a docilidade, o sincronismo imediato das delicadezas divinas no meio de nós.
    Ao bem sempre! Com ânimo e generosidade...
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia,

      "Precisamos sim emanar a bondade, a docilidade, o sincronismo imediato das delicadezas divinas no meio de nós."
      Gostei da sua frase, penso da mesma forma. Se quisermos um mundo melhor, precisamos ter atitudes nesse sentido e não o contrário.

      Em relação aos noticiários, as notícias relevantes sempre acabarão chegando até nós de uma forma ou de outra. Por isso, acredito que precisamos ter mais foco nos assuntos importantes para nós - e na internet, conseguimos filtrar de forma muito eficaz o que realmente nos interessa.

      Abraços!

      Excluir
  2. "Pois a boca fala do que está cheio o coração."

    abs!

    ResponderExcluir
  3. Temos hoje um grande elemento influenciador - a Internet! Rival indescritível. Onde pessoas tentam influenciar para o bem e/ou para o mal. Discernimento é o que devemos ter no uso da mesma. Bom senso e equilíbrio. Parabéns pela excelente postagem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia,

      Discernimento, bom senso e equilíbrio - a humanidade, de forma geral, precisa muito desses 3 valores, que muitas vezes parece até que estão em extinção.

      Acho que no final das contas, o que vemos na internet é o resultado do que nos tornamos. Há muitas coisas boas, mas a quantidade de coisas que não valem a pena é assustadora - por isso o auto-conhecimento os valores que citou são tão importantes.

      Bom saber que gostou do meu post! :)

      Abraços,

      Excluir
  4. POis é...
    parabéns pela postagem
    beijinhos

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. © Piedade Araújo Sol,

      Bom saber que gostou do meu post! :)
      Parabéns pelo seu blog, as fotos são maravilhosas.

      Abraços,

      Excluir
  5. Olá Rosana!

    Excelente texto! Nos faz refletir sobre diversas formas de influência que podemos exercer nas pessoas.

    Acabei de comentar um comentário de um leitor do blog na postagem de ontem e, lendo seu texto, fiquei imaginando se ocorre com a maioria a sensação de influenciarmos bem mais pessoas não tão próximas quanto nosso círculo de amigos e familiares.

    Sabe aquele ditado "santo de casa não faz milagre"? Acontece contigo também rsrs? Será que, quando somos observados a uma certa distância, isso ajuda as pessoas analisarem nossas palavras e atos mais friamente e chegar a conclusões mais racionais, desprovidas de emoção? Parece que, para pessoas mais próximas, as mesmas palavras e atos estão misturados com histórias vividas, relacionamentos mais profundos, etc, que "anulam" de certa forma o que praticamos. Ou que, se aceitarem uma outra forma de ver as coisas, entendem como resignação, derrota ou perda de autoestima?

    Sei lá, acho que viajei um pouco rsrs Mas seria um grande assunto para um livro, hein?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Interessante o que disse. O distanciamento proporciona uma análise mais real dos fatos. Embora as pessoas próximas queiram verdadeiramente ajudar, muitas vezes o não querer magoar prejudica a sinceridade, pois o emocional acaba pesando mais.


      "Ou que, se aceitarem uma outra forma de ver as coisas, entendem como resignação, derrota ou perda de autoestima?"
      Boa pergunta para reflexão. O quanto também estamos agindo dessa forma?

      Sem dúvida é um grande assunto para um livro, pois é complexo e há muito o que falar sobre o tema.

      Abraços!

      Excluir
  6. Pensei nisso esses dias.
    Autores, amigos, conhecidos, personagens de filmes.
    Tudo isso nos influencia. Temos que estar sempre bem acompanhados, por todos os lados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal Simple,

      Bom te ver por aqui!

      A influência vem mesmo de todos os lados - por isso é muito importante saber filtrar o que (e quem) vale a pena estar em nossa vida.

      Sucesso!

      Excluir
  7. Mais um texto magnifico!
    É mesmo... uma palavra na hora certa... às vezes, faz milagres... no sentido positivo... e depois, também há aquelas influências tóxicas... que apenas pretendem que prevaleça o desanimo, a desmotivação, o vale tudo...
    Temos que aprender as distinguir muito bem tais influências, e sobretudo, a não nos deixarmos ser influenciados pelas mais corrosivas...
    Adorei o post! Beijinho! Mais daqui a post, estarei de volta espreitando mais alguns posts
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      "Temos que aprender as distinguir muito bem tais influências, e sobretudo, a não nos deixarmos ser influenciados pelas mais corrosivas..."
      Exatamente. Se não agirmos assim, os resultados podem ser muito ruins para nós mesmos.

      Bom te ver aqui! :)

      Boa semana,

      Excluir
  8. Aquilo que colocamos foco se expande.
    Entrei no twitter essa semana em busca de poesia. Esse era meu foco. Não é que apareceu vários poetas. Mensagens lindissimas. Parte dessas mensagens já estou compartilhando com amigos e familiares.
    Ou seja, estou sendo influenciado por boas palavras, logo transmito boas palavras. Aquilo que vc foca se expande.
    Pra finalizar, segue uma poesia.

    "Se as coisas são inatingíveis... ora!
    Não é motivo para não querê-las...
    Que tristes os caminhos, se não fora
    A presença distante das estrelas!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kspov,

      "Aquilo que colocamos foco se expande."
      A sua busca por poesias é um bom exemplo. Quando temos foco, acabamos percebendo mais o que nos interessa deixando de lado as coisas menos importantes.

      Gostei da poesia, agradeço por compartilhá-la aqui. :)

      Boa semana!

      Excluir



Tecnologia do Blogger.