Destaques na blogosfera em 2019


Mais um ano está chegando ao fim.

Como sempre, para a maioria passou rápido. E talvez devagar - ou da maneira ideal - para alguns.

O meu foi bem conturbado e tenso. Espero que o próximo seja melhor. E que apesar de tudo, eu tenha conseguido plantar boas sementes.

Se 2019 foi bom para você, parabéns! Desejo que 2020 seja melhor ainda.

Blogosfera

Esse foi um grande ano para a blogosfera. Novas ideias, novo aprendizado, novas conquistas, novas cosmovisões. 

Novos blogs de qualidade. E muitos textos que me fizeram pensar ainda mais sobre o que realmente vale a pena na vida. Ou que me proporcionaram algum tipo de aprendizado prático - com destaque para a área de finanças (mercado de ações em especial).

De tudo o que li e aprendi, separei alguns posts que gostei muito para compartilhar aqui com vocês.

1) Valores Reais

Foi uma agradável surpresa me deparar com a homenagem feita pelo Guilherme aos blogs Simplicidade e Harmonia e Viagem Lenta.

O Valores Reais foi um dos primeiros blogs que conheci. Aprendi e continuo aprendendo muito lá.

"Estamos vivendo num mundo onde um dos ativos mais valiosos é a atenção, e, quanto menos atenção tivermos, mais seremos presas fáceis para consumir sem reflexão e cairmos na corrida dos ratos, onde somos praticamente seres robóticos sem capacidade analítica para examinar criticamente o que ocorre em nossas vidas."

Se você ainda não conhece o blog, recomendo a leitura. Vale muito a pena!

2) Viver sem pressa

Me identifico muito com o blog da Yuka, pois os objetivos dela são bem parecidos com os meus: uma vida mais simples, mais significativa, com menos bem materiais. E alcançar a tão sonhada independência financeira.

No post Se você quer ter mais tempo, não faça mais rápido. Faça mais devagar. a autora fala sobre 5 coisas necessárias para que a vida seja mais significativa e feliz. Será que o excesso de atividades da atualidade tem proporcionado mais felicidade ou mais insatisfação? Os olhares vazios cada vez mais comuns nas cidades respondem uma parte dessa questão...

"Sei que o título deste post soa estranho… as pessoas costumam falar exatamente o contrário: “assista vídeos no YouTube na velocidade acelerada”, “faça cursos de leitura dinâmica”, “faça tarefas com mais rapidez”, e se puder, “faça duas coisas ao mesmo tempo”."

A última frase do post resume bem algo que considero essencial:

"Para desacelerar, mantenha sua rotina simples, defina prioridades e busque consistência. Não crie tantas expectativas e permita-se falhar."

3) Viagem Lenta

O post Sobre minimalismo, dinheiro e o que realmente importa tem muito a ver com o que acredito: uma vida com menos bens materiais e mais significado.

"Essa sugestão talvez seja a ideia mais importante desse texto. Novamente: “adicione na vida o que realmente importa”. Sem ter necessidade de dar explicações a ninguém. Será que muitas coisas que compramos estão fazendo esse papel? Criamos o nosso espaço de forma que ele se ajuste na nossa vida ou vivemos de acordo com o espaço ditado pelo mundo exterior?"

4) Frugal Simples

O post A chegada ao quarto milhão de reais (ou quase um milhão de dólares) além de autobiográfico, é um grande exemplo de determinação e superação. É uma lição de vida para todos nós. Sigo o blog desde o início e acompanhei seu sucesso, suas dúvidas e sua trajetória ao utilizar uma grande parte de seu capital em ações para ingressar em uma franquia. 

Gostaria de destacar alguns trechos do post acima.

"O segredo de vencer na vida? De ter muito dinheiro? De ser uma boa pessoa, um bom profissional, um bom familiar?

Onde eu guardei esse segredo?


No desejo ter uma vida melhor. (...)


No desejo de descobrir o que se passa no mundo, na vontade de superar a pobreza e de nunca mais voltar para ela, seja a pobreza material, espiritual, intelectual, mental, pobreza de laços familiares e de significado na vida (...)


Eu venci a pobreza. Eu venci o meu destino. Eu estou vencendo na vida.

Obrigado a todos os entraves e a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram bem ou mal para eu estar aqui. Sem tudo isso, eu não seria o que sou hoje."


5) Investidor Inglês

Um blog muito bom para quem tem interesse em renda variável. Além disso, há constantes análises breves e didáticas dos balanços de empresas em uma série de posts. O formato do texto é sempre o mesmo, o que facilita muito a vida do leitor.

Veja alguns posts: Grnd3Lcam3Weg3 e Ciel3.

6) Pinguim Investidor

No post A importância de estar consciente ilustra bem a sociedade atual. 

Quem tem realmente consciência do momento presente? Nesse sentido, o mindfulness pode ser muito útil.

Sem querer acabamos ignorando o fato de que são os momentos que formam o todo, que formam o destino, assim como um dia é formado por minúsculas partes de tempo denominadas segundos.

"Para combater esta falta de consciência, é necessário prática. A prática diária da consciência, até mesmo começando pequeno e simples como uma reflexão sobre “por que estou fazendo isso?” trará grandes benefícios e direção para a sua vida. Para estar na montanha, primeiramente você precisa subir a montanha."

7) AA40

O post Como atingir a independência financeira ganhando pouco? ilustra de forma clara e didática que é possível ter um certo patrimônio financeiro mesmo ganhando pouco - o que é a realidade da maioria dos brasileiros.

Gastar menos com coisas desnecessárias e procurar materiais sobre Educação Financeira são essenciais para que os recursos tenham um destino mais adequado em relação aos objetivos, seja ele uma reserva mais substancial para a aposentadoria ou a FIRE. 

"Para um dia atingirmos FIRE precisamos de três coisas basicamente. Se um delas for zero não tem FIRE.
A primeira é aportes, ou seja, sobrar dinheiro e aportar em uma carteira de investimentos. Esta carteira lhe pagará juros (dividendos, o que quer que seja de retorno financeiro) e este é o segundo ingrediente da receita FIRE.
O último ingrediente e talvez o mais importante é o tempo. Quanto maior o tempo investido, maior o efeito já que este é expoente e é esta a tão falada "mágica dos juros compostos"."

8) Cowboy Investidor

O post Viva um mundo de abundância e não de escassez ficou muito bom. É um texto curto, mas rico em aprendizado e sabedoria, do qual gostaria de destacar um trecho:

"Em relação a dinheiro. Não veja isso como escassez. Veja como abundância. 
Ele não acabou, apenas muda de mãos. Enquanto você está aí reclamando. Seria melhor você buscar meios para atraí-lo. 
Parece que muitas pessoas não gostam de dinheiro, pois quando conseguem já querem se livrar dele rapidamente comprando passivo ou supérfluo. 
Compre ativos e faça o dinheiro trabalhar para ti. Faça seu dinheiro trabalhar dia e noite. Assim o dinheiro nunca vai ser escasso e sim abundante."

9) Maestro Investidor

No post Como gastar menos do que se ganha uma outra abordagem sobre o tema investimentos é utilizada: em vez do pensamento comum de compras em primeiro lugar e investimentos em segundo, a lógica utilizada é a inversa: pague-se primeiro.

"Não sobrar dinheiro é algo esperado, uma vez que os desejos humanos são infinitos e, sempre que houver recursos, tenderemos ao consumo esgotando nossos recursos mensais."

O resultado?

Menos patrimônio e muitos desejos passageiros satisfeitos. Exatamente o oposto da estratégia e do estilo de vida utilizado por milionários como Warren Buffett.

"O verdadeiro milionário gasta menos do que ganha e leva uma vida simples de aparente escassez, mas abundância fática."

10) BP Milhão

O post Como ganhar dinheiro para investir mostra uma série de práticas que se colocadas em prática podem resultar em capital para investir, como vender o que você não utiliza mais.

Ninguém começa com muito. Pensando dessa forma, as coisas que acreditamos serem improváveis, podem se tornar possíveis, pois novos pensamentos podem se transformar em novas ideias e soluções.

"Lembre-se, temos que começar com o que temos. Se for pouco, comece com pouco que dentro de alguns anos esse pouco vira muito. Pra fazer tudo isso precisa de força de vontade, dedicação, disposição e pensamento positivo. Não deixe que frases desmotivadoras te desanime. Frequente bons sites com conteúdos que ajudarão no seu desenvolvimento e tenho certeza eu você vencerá."

11) Céus e Palavras

Um blog muito agradável e bonito com imagens do céu enviada pelos leitores.

Gostaria de destacar o post Céu da Piedade Sol e Francisco, que ilustram fotos de 2 outros blogs que também acompanho.

12) Olhar D'Ouro

Um site com belas fotos. Entrei milhares, foi difícil escolher uma para colocar aqui no blog.


Do Simplicidade e Harmonia, eu também gostaria de destacar alguns posts de 2019:

1) Monólogos em grupo

2) O que aconteceu com a vida tranquila das gerações anteriores?

3) Deserto moderno: nos acostumamos demais com ele?

4) A importância do sono

5) Por um Natal com mais simplicidade e silêncio 
Eu pensei em escrever algo sobre o final de ano, mas meu post de 2017 (que eu já havia postado no 1º ano do blog) continua tão atual que convido você a visitá-lo novamente.

Para finalizar, gostaria de agradecer as visitas e comentários no blog durante esse ano. Espero que de alguma maneira, ao menos algum dos meus posts tenha te inspirado ou te impactado de forma positiva.


cachorro-com-bexigas-enfeites-e-chapéu-de-feliz-ano-novo

Créditos da imagem: Allivet

Destaques na blogosfera em 2019 Destaques na blogosfera em 2019 Reviewed by Simplicidade e Harmonia on dezembro 24, 2019 Rating: 5

42 comentários:

  1. Que legal e gostei de ver o destaque o céus...Obrigadão! Gosto muito de ver, olhar para o alto e em qualquer hora. Os céus da Piedade e Francisco são mesmo lindos!

    Que o Natal seja vivido com o amor no coração e muita LUZ! beijos, FELIZ NATAL! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chica,

      Seu blog, o da Piedade e o do Francisco são como oásis em meio a vida contemporânea, a qual apresenta tantas demandas e necessidades (nem sempre necessárias).

      Desejo vida longa ao blog Céus e Palavras!

      Boas festas,

      Excluir
  2. Bom dia de véspera natalina, querida amiga Rosana!
    Tenha um Feliz e abençoado Natal junto aos seus queridos!
    A amiga Chica e fraterna de verdade.
    Bjm carinhoso, festivo e natalino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia,

      Desejo Boas Festas e um Feliz 2020 à você e aos seus familiares.

      E vida longa ao blog Escritos d'Alma. :)

      Excluir
    2. Só posso agradecer de coração! bjs, chica feliz 2020!

      Excluir
  3. Olá Rosana, primeiro muito obrigado pela indicação! E segundo, passando para desejar um Feliz Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Inglês,

      Desejo à você e à sua família Boas Festas. E que 2020 seja um ano de muita prosperidade, saúde, paz e amor. E de muitas alegrias para você, sua esposa e sua querida filha.

      Boas festas!

      Excluir
  4. Amiga Rosana, fico muito feliz e emocionado com suas palavras! Muito obrigado, e saiba que a recíproca é verdadeira! O Simplicidade & Harmonia tem um diferencial muito forte, que é a densidade do conteúdo produzido, que nos faz pensar e refletir MUITO sobre diversas questões da vida!

    Não conhecia alguns blogs da lista, vou adicioná-los à minha lista RSS.

    Abraços, e FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,

      Seu blog foi um dos primeiros que conheci na finasfera. E fez muita diferença no meu aprendizado e na minha vida.

      Agradeço por tanto conteúdo de qualidade que produz e fico feliz por ter gostado da minha singela homenagem ao Valores Reais. :)

      Feliz 2020!

      Excluir
  5. Um bom fim de tarde de um Natal, que espero lhe tenha sido como concebido.
    Belo trabalho neste relembrar espaços e pensamentos, que buscam o melhor da vida.
    Talvez nem exista mesmo uma receita perfeita, mas que por determinação aguçada, os objetivos são colocados ao nosso colo gradativamente.
    Foi bom ter lhe acessado neste ano de 2019 e que possa em 2020 estar por aqui com mais belas postagens no intuito de agregar valores aos seus leitores.
    Grato pela companhia e vamos para 2020 acessar o trem da vida e seguir viagem pelas quatro estações.
    Meu carinhoso abraço Rosana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho,

      "Talvez nem exista mesmo uma receita perfeita, mas que por determinação aguçada, os objetivos são colocados ao nosso colo gradativamente."
      Penso como você. Por mais que planejemos, muitas vezes as coisas saem de maneira bem diferente. Por isso é essencial compreendermos que a impermanência é inerente à vida.

      Agradeço por sua mensagem tão bonita. :)

      Feliz 2020!

      Excluir
  6. Olá, Rosana.

    Muito obrigado por indicar e gostar do meu posto.
    Desejo um próspero ano novo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy Investidor,

      Seu post foi um dos melhores que li nesse ano.

      Feliz 2020 à você também!

      Excluir
  7. Muito obrigada!
    Nem sei como agradecer!
    Que o Ano Novo lhe traga tudo de bom é o que desejo sinceramente.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piedade Araújo Sol,

      Eu é que agradeço por tão belas, singelas, tocantes e magníficas imagens que posta em seu blog.
      Considero suas fotos muito inspiradoras e relaxantes.

      Feliz 2020!

      Excluir
  8. Olá Rosana
    Parabéns pela postagem e por indicar tantos blogs excelentes, o seu blog é ótimo, muito inspirador. Desejo um Ano Novo cheio das bênçãos de Deus. Um forte abraço e obrigada pelo comentário no meu blog, gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinalva,

      Fico feliz em saber que gosta do conteúdo do meu blog e que também gostou dos que fazem parte desse post.

      Feliz 2020!

      Excluir
  9. Boa noite de Oitava de Natal, querida amiga Rosana!
    Tambem leio o blog do Rui.
    Vou procurar conhecer os demais.
    Agora, estou com mais tempo disponível
    Muito obrigada pela companhia em 2019.
    Adentraremos em 2020 com o mesmo gosto bom de uma sincera amizade.
    Bjm carinhoso, festivo e natalino ainda

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosana! Muito obrigado pela citação.
    A sensibilidade na forma que vc escreve é muito peculiar.
    O seu blog e outros blogs de mulheres como o da Yuka trazem um alívio pra blogosfera masculina, pois a delicadeza que escrevem é bastante necessária para termos um outro olhar sobre o mundo e a vida.
    Um abraço e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal,

      Agradeço por seu comentário tão motivador e inspirador!

      Feliz Ano Novo para você também. :)

      Excluir
  11. Ótimas referências de ótimos blogs.
    Desejo a você ainda mais prosperidade, saúde e ótimos momentos em família em 2020.
    Que a blogosfera/finansfera também seja cada vez mais fértil e próspera de novas ideias.
    Um forte abraço.
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stark,

      Bom te ver por aqui. Tenho comentado em seus posts, porém acredito que tudo está indo para a pasta spam do seu blog, já que aparecem os números do comentários, mas eles nunca aparecem como publicados.

      Que 2020 também seja um ano de prosperidade, saúde e grandes momentos em família para você. :)

      Excluir
    2. Acabei de descobrir que estava realmente tudo indo pro spam! Não sei exatamente o por quê.
      Mas já marquei lá que você não é Spam, hehe.

      Muito obrigado pelos votos.

      2020 será um ano de muita prosperidade para todos nós.

      Um grande abraço, Stark.

      www.acumuladorcompulsivo.com

      Excluir
    3. Stark,

      Eu também não entendi por que isso ocorreu, mas agradeço por ter me tirado da lista spam do seu blog. :)

      Boa semana!

      Excluir
  12. Oi Rosana, que surpresa esse post, muito obrigada pela referência. Conheço muitos dos blogs que você citou, alguns ainda não conhecia, vou dar uma visitada :D

    A recíproca é verdadeira, também gosto muito do seu blog, e desejo que no ano de 2020, possamos compartilhar ainda mais conhecimentos.

    Um grande beijo pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yuka,

      "e desejo que no ano de 2020, possamos compartilhar ainda mais conhecimentos."
      Gostei da sua frase.
      Geralmente pensamos em tantas coisas para o ano novo, mas eu nunca havia pensado que compartilhar conhecimento pode ser um desses objetivos também. Interessante. :)

      Feliz 2020!

      Excluir
  13. "Todo dia é Ano Novo
    Entre a lua e as estrelas
    num sorriso de criança
    no canto dos passarinhos
    num olhar, numa esperança...


    Todo dia é ano novo
    na harmonia das cores
    na natureza esquecida
    na fresca aragem da brisa
    na própria essência da vida.

    Todo dia é ano novo
    no regato cristalino
    pequeno servo do mar
    nas ondas lavando as praias
    na clara luz do luar...

    Todo dia é ano novo
    na escuridão do infinito
    todo ponteado de estrelas
    na amplidão do universo
    no simples prazer de vê-las
    nos segredos desta vida
    no germinar da semente.
    Todo dia é ano novo
    nos movimentos da Terra
    que gira incessantemente.

    Todo dia é ano novo
    no orvalho sobre a relva
    na passarela que encanta
    no cheiro que vem da terra
    e no sol que se levanta.

    Todo dia é ano novo
    nas flores que desabrocham
    perfumando a atmosfera
    nas folhas novas que brotam
    anunciando a primavera.
    Você é capaz, é paz
    É esperança.

    Todo dia é ano novo
    no colorido mais belo
    dos olhos dos filhos seus...
    Você é paz, é Amor, a alegria de Deus.
    Não há vida sem volta
    e não há volta sem vida
    no ciclo da natureza
    neste ir e vir constante
    No broto que se renova
    na vida que segue adiante
    em quem semeia bondade
    em quem ajuda o irmão
    colhendo felicidade
    cumprindo a sua missão.

    Todo dia é Ano Novo...
    portanto...
    Feliz Ano Movo todos os próximos dias!"

    Com carinho fraterno, obrigada pelo 2019 em sua amizade Rosana.
    Tenha dias abençoados e felizes em 2020!
    Bjm carinhoso, fraterno e festivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia,

      Gostei muito do seu poema! Obrigado por compartilhar aqui.

      "Todo dia é ano novo
      nas flores que desabrocham
      perfumando a atmosfera
      nas folhas novas que brotam
      anunciando a primavera."
      Que em 2020 estejamos mais atentos à esses "pequenos" detalhes da natureza.
      No final, são essas pequenas grandes coisas que fazem a diferença na vida.

      Abraços!

      Excluir
  14. Olá Rosana!

    Obrigado pela menção! É uma honra estar ao lado de tanta gente boa!

    Feliz Ano Novo para todos! Saúde e paz sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Eu é que agradeço por tantos posts de qualidade no Viagem Lenta. :)

      Que sejamos capazes de percorrer 2020 em uma viagem mais lenta e com sentido, apreciando mais as paisagens, os cenários e o que realmente importa.

      Que 2020 seja um ano com mais foco no SER e menos no TER.

      Abraços!

      Excluir
  15. São blogs muito bons sigo praticamente todos eles.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIL,

      São blogs muito bons mesmo.
      Agradeço por sua visita. :)

      Feliz 2020!

      Excluir
  16. Oi Rosana, obrigada pela menção no post. Fiquei muito surpresa e muito feliz pela referência.
    Que 2020 seja um ano de grandes aprendizados para todos nós, compartilhando conhecimentos e boas vibrações.
    Desejo um Feliz Ano Novo para você.
    Um grande beijo.
    Yuka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yuka,

      Eu é que agradeço por tantos posts de qualidade no Viver Sem Pressa! Tenho aprendido muito lá.

      "Que 2020 seja um ano de grandes aprendizados para todos nós, compartilhando conhecimentos e boas vibrações."
      Faço das suas as minhas palavras. :)

      Boa semana!

      Excluir
  17. 2019 também foi um ano bastante conturbado para mim... os problemas de saúde da minha mãe, foram-se sucedendo ao longo do ano... praticamente, desde o primeiro dia com uma crise de insuficiência respiratória, ao último dia com um problema de alergia a medicação... mas enfim... nesse aspecto 2020, já começou incomparavelmente melhor...
    Adorei os seus destaques, de espaços de belíssima qualidade, alguns dos quais, são bem meus conhecidos!
    Faço minhas as suas palavras! Que 2020, seja bem melhor, do que o ano que passou, e que me permita, estar por aqui bem mais presente, como desejaria!...
    Um beijinho grande! Desejando-lhe um muito bom ano, para si e todos os seus, Rosana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      Bom saber que 2020 começou muito melhor, apesar dos problemas de saúde de sua mãe em 2019.

      Bom também saber que gostou dos blogs que destaquei aqui. )

      Desejo um Feliz 2020 para você também!

      Excluir



Tecnologia do Blogger.